4.1.11

Regras Básicas de Badminton

Regras Básicas
Campo de jogo
*O jogo realiza-se num campo rectangular com 13,40 m x 5,18 metros para jogos de singulares e 13,40 m x 6,10 m para jogos de pares, limitados por duas linhas laterais e duas linhas de serviço, dividido ao meio por uma rede.
*Os postes são colocados sobre as linhas laterais de pares, devem ter 1,55 m de altura, e devem permanecer na vertical e manter a rede esticada.
*A rede que divide o campo deve ter uma distância, do solo ao topo da rede, de 1,524 metros (ao centro do campo). A rede deverá ter 76 cm de largura e 6,10 metros de comprimento.
O volante
*O volante pode ser feito de materiais naturais e/ou sintéticos, com uma base de cortiça revestida por uma camada de cabedal.
*O volante deve ter 16 penas fixadas na base e ligadas entre si, formando um círculo com um diâmetro entre 58-68 mm.
*A base do volante deve ter um diâmetro entre 25-28 mm.
*O volante deve pesar entre 4,74 e 5,50 gramas.
A raquete
*A estrutura da raquete, incluindo a pega, não deverá exceder 68 cm em todo o seu comprimento e 23 cm em toda a sua largura.
*A superfície da raquete que bate o volante, deve ser plana e consistir num padrão de cordas cruzadas e entrelaçadas, presas a uma estrutura cuja dimensão total não pode exceder os 29 cm.
Jogadores
*O jogo será jogado, no caso de pares, por dois jogadores de cada lado do campo; no caso de singulares, por um jogador de cada lado.
*O lado a quem pertencer o direito de servir deverá ser chamado de “servidor” e o lado oposto de “recebedor”.
Início do jogo
*Antes de começar a partida, a árbitro realiza o sorteio entre os adversários para determinar, de acordo com as opções:
-servir ou receber um primeiro lugar;
-iniciar a partida de um lado ou do outro do campo.
O lado perdedor poderá exercer então o direito de escolher a opção restante.
Pontuação
*O jogo deverá ser à melhor de três sets, e um set será ganho pelo jogador/equipa que atingir 21 pontos, excepto se:
-a pontuação atingir os 20-20, o lado que conseguir obter dois pontos de diferença, ganha esse set;
-a pontuação atingir os 29-29, o lado que obtiver o trigésimo ponto, ganha esse set.
*O jogador / equipa que ganhar uma jogada soma um ponto.
*Um lado ganhará uma jogada, se o lado oposto cometer uma “falta” ou o volante deixar de estar em jogo porque tocou na superfície do campo, dentro da área do campo oposto.
*O lado que ganha um set serve em primeiro lugar no set seguinte.
Mudança de campo
*Os jogadores devem mudar de campo:
-no fim do primeiro set.
-no fim do segundo set, se existir um terceiro.
-no terceiro jogo, ou numa partida de um só jogo, quando o jogador que lidera a pontuação, atinja os 11 pontos.
O Serviço
*Num serviço correcto:
-nenhum dos lados deverá causar um atraso indevido na execução do serviço.
-tanto o servidor como o recebedor deverão encontrar-se dentro das áreas de serviço diagonalmente opostas, sem pisar as linhas limites respectivas; Uma parte de ambos os pés do servidor e do recebedor devem permanecer em contacto com a superfície do campo, numa posição estacionária, até que o serviço seja executado.
-a raquete do servidor deverá contactar a base do volante, enquanto todo o volante estiver posicionado abaixo da cintura do servidor.
-no momento de bater o volante, o servidor deve ter a raquete apontada numa direcção descendente, e a cabeça da raquete deve estar abaixo do nível da mão que segura a raquete.
-o movimento da raquete do servidor deverá ser contínuo, e de trás para diante, depois de iniciado o serviço e até que este seja executado.
-a trajectória do volante deverá ser ascendente desde o momento em que é batido pelo servidor, com o objectivo de passar por cima da rede, de tal maneira que, se não for interceptado, caia na área de serviço do recebedor.
-nos jogos de pares, os parceiros podem tomar qualquer posição no campo, desde que esta não perturbe a visão, quer do servidor, quer do recebedor.
Jogo Singulares
*Os jogadores devem servir e receber dentro da área de serviço do lado direito respectivo, sempre que a pontuação do servidor seja par nesse jogo.
*Os jogadores devem servir e receber dentro da área de serviço do lado esquerdo respectivo, sempre que o servidor tenha um número ímpar de pontos nesse jogo.
*O volante é batido, alternadamente, pelo servidor e pelo recebedor, até ser cometida uma falta, ou até que o volante deixe de estar em jogo.
*Se o recebedor comete uma falta ou o volante deixa de estar em jogo, devido a tocar a superfície do campo dentro da área do recebedor, o servidor marca um ponto. Então, o servidor volta a servir da sua outra área de serviço.
*Se o servidor comete uma falta ou o volante deixa de estar em jogo, devido a tocar a superfície do campo dentro da área do servidor, o recebedor marca um ponto. Então, o recebedor passa a ser o novo servidor.
Jogo Pares
*O jogador do lado servidor, deve servir do lado direito do campo, quando o lado servidor ainda não pontuou ou, quando a pontuação nesse jogo, é par.
*O jogador do lado servidor, deve servir do lado esquerdo do campo, quando a pontuação do lado servidor é ímpar nesse jogo.
*Apenas o recebedor pode devolver o serviço.
*Sempre que o volante toque ou seja batido pelo parceiro do recebedor, na recepção do serviço, o lado servidor marca um ponto.
*Depois da devolução do serviço, o volante pode ser batido por qualquer um dos jogadores do lado do servidor e, depois, por qualquer um dos jogadores do lado recebedor, e assim sucessivamente, até que o volante deixe de estar em jogo.
*Depois do serviço ser devolvido, um jogador pode bater o volante de qualquer posição, dentro do seu meio campo.
*Se o lado recebedor cometer uma falta ou se o volante deixar de estar em jogo, por ter tocado a superfície do campo dentro da área de jogo do recebedor, o lado servidor marcará um ponto e volta a servir.
*Se o lado servidor cometer uma falta ou se o volante deixar de estar em jogo, por ter tocado a superfície do campo dentro da sua área de jogo, o lado recebedor marcará um ponto e ganha o serviço.
*O jogador do lado recebedor, que foi o servidor na última jogada, deverá posicionar-se no mesmo lado do campo donde serviu. O inverso será aplicado ao seu parceiro.
*O jogador, do lado recebedor, que se posicionar no campo de serviço transversalmente oposto ao do servidor, será o recebedor.
*Os jogadores não mudarão as suas posições no campo de serviço, até que ganhem um ponto aquando do seu lado a servir.
*O serviço é determinado, de todas as vezes, pela pontuação do campo de serviço.
*Nenhum jogador servirá ou receberá fora da sua vez, ou receberá dois serviços consecutivamente no mesmo jogo.
*Qualquer um dos jogadores do lado vencedor poderá executar o serviço inicial no jogo seguinte, e qualquer dos jogadores do lado perdedor poderá receber o serviço inicial no jogo seguinte, devendo no entanto, avisar o árbitro da troca.
Erros na área de serviço
*Um erro na área de serviço é feito quando um jogador:
-serviu ou recebeu fora da sua vez;
-serviu ou recebeu na área de serviço errada.
*Sempre que se verifique um erro na área de serviço, haverá o seguinte procedimento:
-se o erro for detectado antes da execução do serviço seguinte, haverá lugar a repetição, a menos que apenas um dos lados estivesse em falta e perdesse a jogada, caso em que o erro não seria corrigido.
-se o erro não for detectado antes da execução do serviço seguinte, o erro não será corrigido.
-se houver lugar a repetição, devido a um erro de posicionamento na área de serviço, a jogada será repetida, depois de feita a devida correcção.
-se houver um erro na área de serviço que não tenha sido corrigido, o jogo continuará sem que os jogadores alterem as suas posições.
Faltas
Será “falta” quando:
*O serviço não for correcto.
*O servidor, na tentativa de servir, falhar o volante.
*No serviço, depois de passar por cima da rede, o volante fique preso nesta ou em cima dela.
*O volante está em jogo e:
-cai fora das linhas limites do campo;
-passa através ou por baixo da rede;
-não consegue passar sobre a rede;
-toca no telhado, no tecto ou nas paredes laterais;
-toca no corpo ou vestuário de um jogador;
-toca em qualquer outro objecto ou pessoa fora da área de jogo.
*Em jogo, o ponto inicial de contacto do volante com a raquete não é executado do lado da rede do jogador que executa o batimento.
*O volante está em jogo, e um jogador:
-toca na rede ou nos seus suportes, com a raquete, o corpo ou o equipamento;
-invade o campo do adversário com a raquete ou o corpo por cima da rede;
-faz obstrução, isto é, impede um adversário de executar um batimento legal em que o volante é seguido por cima da rede.
-invada o campo do adversário com a raquete ou o corpo por baixo da rede, mas somente nos casos de, com esse acto, fazer obstrução ou distrair o adversário.
-deliberadamente distrair o adversário através de qualquer acção, tal como gritar ou gesticular.
*O volante, estando em jogo:
-é apanhado e seguro na raquete ou então embalado durante a execução do batimento;
-é batido sucessivamente duas vezes pelo mesmo jogador;
-é batido por um jogador e pelo seu parceiro sucessivamente;
-toca a raquete de um jogador e continua a trajectória para a parte de trás do campo do mesmo jogador.
Repetições
Haverá repetição:
*Se acontecer algo de inesperado ou acidental.
*Se um volante, depois de passar por cima da rede, é preso nas malhas desta ou fica em cima dela, excepto se tal se verificar na execução do serviço.
*Se durante o serviço, o recebedor e o servidor forem ambos punidos, simultaneamente, com uma falta.
*Se o servidor executar o serviço antes do recebedor estar preparado.
*Se, durante a jogada, o volante se desintegrar e a base se separar completamente do resto do volante.
*Se um juíz-de-linha não tiver visto a jogada e o árbitro não puder tomar a decisão.
*Sempre que haja lugar a repetição, o jogo produzido desde o último serviço executado não contará, e o jogador que então serviu executará novo serviço.
O volante não está em jogo
Um volante está fora de jogo quando:
-atinge a rede, ficando preso nas malhas ou suspenso no cimo da mesma;
-atinge a rede ou os postes e inicia uma queda em direcção à superfície do campo, do lado do jogador que executou o batimento;
-atinge a superfície do campo;
-uma “falta” ou “repetição” é assinalada.
Jogo contínuo, mau comportamento, penalidades
*Os Intervalos:
-não podem exceder 60 segundos durante cada jogo quando a pontuação atinge os primeiros 11 pontos;
-não podem exceder 120 segundos entre o primeiro e segundo jogo, e entre o segundo e o terceiro jogo;
-são autorizados em todas as partidas.
*O árbitro pode interromper o jogo pelo período de tempo que considere necessário, sempre que surjam circunstâncias que ultrapassem a capacidade de controlo dos jogadores. Se o jogo for interrompido, a pontuação existente manter-se-á e o jogo será reatado a partir desse ponto.
*Em nenhuma circunstância o jogo deverá ser interrompido para permitir a um jogador recuperar a sua força ou respiração, ou para receber instruções ou conselhos.
*Nenhum jogador pode sair do campo durante uma partida sem a autorização do árbitro, excepto durante os intervalos descritos.
*O árbitro deverá ser o único juiz de qualquer interrupção de uma partida.
Comportamento, penalidades
*Um jogador não pode:
-Provocar deliberadamente a interrupção do jogo.
-Interferir deliberadamente na velocidade do volante.
-Comportar-se de uma maneira ofensiva.
-Ser culpado de mau comportamento.
*O árbitro deve sancionar qualquer violação às Leis de acordo com o seguinte:
-admoestando o lado prevaricador com um cartão amarelo.
-punindo com uma falta o lado prevaricador, se já o tiver admoestado e mostrando um cartão vermelho.
-em casos de ofensas flagrantes ou persistentes, punir com uma falta o lado prevaricador e comunicando-o, imediatamente, ao juiz-árbitro, que terá o poder de o desclassificar mostrando um
cartão preto.
-Quando não exista um juiz-árbitro, o árbitro terá o poder de desclassificar.

Leis de Jogo