ESPECIFICAÇÃO MATÉRIAS ALTERNATIVAS
1. Actividades físicas desportivas
JOGOS DESPORTIVOS COLECTIVOS
CORFEBOL
NÍVEL INTRODUÇÃO
O aluno:
1 - Coopera com os companheiros, quer nos exercícios quer no jogo, escolhendo as acções favoráveis ao êxito pessoal e do grupo, admitindo as indicações que lhe dirigem e aceitando as opções e falhas dos seus colegas.
2 - Aceita as decisões da arbitragem, identificando os respectivos sinais e trata com igual cordialidade e respeito os companheiros e os adversários, evitando acções que ponham em risco a sua integridade física, mesmo que isso implique desvantagem no jogo.
3 - Conhece o objectivo do jogo, a função e o modo de execução das principais acções técnico-tácticas e as suas principais regras: a) formas de jogar a bola, b) início e recomeço do jogo, c) bola fora, d) progressão com bola, e) lançamento marcado, f) mudança de zona, g) contacto físico e h) defesa individual por sexo, adequando as suas acções a esse conhecimento.
4 - Em situação de jogo 8 x 8:
4.1 - Ao entrar em posse da bola enquadra-se ofensivamente por forma a poder ver o cesto e os companheiros, quer na zona de defesa, quer na zona de ataque, e opta por:
4.1.1 - Lançar parado ou na passada, se está na zona de ataque com o cesto ao seu alcance e liberto de marcação (de acordo com as regras).
4.1.2 - Passar correcta e oportunamente a um companheiro em posição mais ofensiva, de preferência na zona de ataque liberto de marcação.
4.2 - Se não tem bola, em situação de ataque, ou na zona de defesa (após recuperação da posse da bola pela sua equipa), desmarca-se para se libertar da marcação do seu opositor directo, criando linhas de passe ofensivas tendo em vista a finalização.
4.3 - Participa no ressalto, após lançamento, tentando recuperar a posse da bola.
4.4 - Quando a sua equipa perde a posse da bola, assume de imediato uma atitude defensiva, mantendo-se sempre entre o cesto e o seu opositor directo, procurando impedir a recepção, dificultar o passe e a concretização e participar no ressalto.
5 - Realiza com oportunidade e correcção global, em situação de jogo ou em exercícios critério, as acções técnicas: a) recepção, b) passe de peito, c) passe de ombro, d) lançamento na passada, e) lançamento parado, f) trabalho de recepção e g) marcação.
NÍVEL ELEMENTAR
0 aluno:
1 - Coopera com os companheiros, quer em exercício quer no jogo, escolhendo as acções favoráveis ao êxito pessoal e do grupo, admitindo as indicações que lhe dirigem, aceitando as opções e falhas dos seus colegas e dando sugestões que favoreçam a sua melhoria.
2 - Aceita as decisões da arbitragem, identificando os respectivos sinais e trata com igual cordialidade e respeito os companheiros e os adversários, evitando acções que ponham em risco a sua integridade física, mesmo que isso implique desvantagem no jogo.
3 - Conhece o objectivo do jogo, a função e o modo de execução das principais acções técnico-tácticas e as suas regras, adequando a sua actuação a esse conhecimento, quer enquanto jogador quer enquanto árbitro.
4 - Em situação de jogo 8 x 8:
4.1 - Na zona de ataque, com posse de bola:
4.1.1 - Lança, se tiver o cesto ao seu alcance e se estiver livre de marcação.
4.1.2 - Passa a um companheiro desmarcado, de preferência em corte para o cesto.
4.1.3 - Passa e corta para o cesto, perante uma maior pressão do adversário directo, garantindo linha de passe para finalizar na passada.
4.2 - Em situação de ataque, sem posse de bola:
4.2.1 - Desmarca-se constantemente garantindo uma ocupação equilibrada no espaço de jogo, procurando criar linhas de passe mais ofensivas ou de apoio ao jogador com bola.
4.2.2 - Corta na direcção do cesto (corte à sobremarcação), na zona de ataque perante uma maior pressão defensiva do seu adversário directo, garantindo linha de passe para finalização.
4.3 - Quando a sua equipa perde a posse de bola, assume de imediato uma atitude e posição defensiva básicas:
4.3.1 - Ajusta a sua distância ao opositor directo, aproximando-se quando este entra em posse de bola, e afastando-se quando ele executa um passe ou lançamento.
4.3.2 - Quando o seu opositor directo não tem bola, procura manter contacto visual simultâneo deste e da bola (sempre que o não consegue, opta pelo jogador).
4.3.3 - Após lançamento, participa no ressalto, colocando-se entre o objectivo e o cesto, mantendo a visão da bola na sua trajectória aérea.
5 - Realiza com correcção e oportunidade em situação de jogo e em exercícios critério, as acções técnicas: a) recepção, b) passe de peito, c) passe de ombro, d) lançamento na passada, e) lançamento parado e f) trabalho de recepção, g) passe por cima, h) passe por baixo, i) lançamento de penalidade, e j) posicionamento defensivo.
NÍVEL AVANÇADO
O aluno:
1 - Coopera com os companheiros, quer em exercício quer no jogo, escolhendo as acções favoráveis ao êxito pessoal e do grupo, admitindo as indicações que lhe dirigem, aceitando as opções e falhas dos seus colegas e dando sugestões que favoreçam a sua melhoria.
2 - Aceita as decisões da arbitragem, identificando os respectivos sinais e trata com igual cordialidade e respeito os companheiros e os adversários, evitando acções que ponham em risco a sua integridade física, mesmo que isso implique desvantagem no jogo.
3 - Adequa a sua actuação, quer como jogador quer como árbitro, ao objectivo do jogo, à função e modo de execução das acções técnico-tácticas e às regras do jogo.
4 - Em situação de jogo formal 8 x 8:
4.1 - Na zona de ataque, com bola:
4.2.1 - Lança rapidamente, se tiver o cesto ao seu alcance e livre de marcação.
4.2.2 - Coloca-se em posição de assistente, de modo a passar ao companheiro em situação mais favorável (para lançamento de fora ou na passada), se se encontra perto do cesto e o seu opositor impede o lançamento. Após o passe, assegura uma segunda assistência ou ressalto, de acordo com a acção do companheiro.
4.2.3 - Passa a um companheiro, quando pressionado (de preferência para o assistente), e corta para o cesto explorando o lado mais favorável do defensor.
4.2 - Em situação de ataque, sem bola:
4.2.1 - Desmarca-se constantemente explorando situações de maior dificuldade para o defesa ("corte nas costas", "ataque ao pé mais avançado") para receber a bola o mais perto possível do cesto e lançar rapidamente.
4.2.2 - Se, após corte, não recebe a bola ou o seu opositor recupera a posição defensiva, ocupa momentaneamente uma posição perto do cesto, procurando assistir os seus companheiros ou assegurar o ressaltoem caso de lançamento.
4.2.3 - Assegura o ressalto, quando se encontra abaixo da linha do cesto e com companheiro na zona de assistência alta.
4.2.4 - Ocupa uma posição que permita iniciar o ataque organizado a partir de 4:0, se se verificar aglomeração sem vantagem para a sua equipa.
4.2.5 - Após lançamento, participa no ressalto ocupando a posição mais favorável, procurando recuperar a bola. Se recuperar a bola, lança se está livre de marcação, ou assiste um companheiro.
4.3–Quando a sua equipa perde a posse da bola, assume de imediato uma atitude e posição defensivas básicas.
4.3.1 - Na zona de ataque, procura recuperar a bola, impedindo o passe e a recepção.
4.3.2 - Na zona de defesa, coloca-se de forma a impedir a recepção da bola, defendendo pela frente, recuperando o enquadramento e a atitude defensiva básica, logo que a bola entre de posse do atacante.
4.3.3 - Procura manter a visão simultânea da bola e do seu opositor directo, tenta a intercepção sempre que isso não ponha em risco o seu enquadramento defensivo e recupera rapidamente, se isso acontecer.
4.3.4 - Defende pela frente de forma a impedir a recepção, quando o seu opositor tenta a assistência.
4.3.5 - Dá um tempo de ajuda e recupera imediatamente a defesa do seu jogador ou, se necessário, troca de opositor se o companheiro (do mesmo sexo) é ultrapassado.
4.3.6 - Avisa os companheiros da movimentação dos seus adversários, nomeadamente, das posições de assistente conseguidas, falando com eles.
4.3.7 - Participa no ressalto, após lançamento, ocupando a posição mais favorável e procurando mantê-la de acordo com deslocamento do adversário.
5 - Realiza com correcção técnica e oportunidade, em jogo e em exercícios critério, as acções técnicas: a) recepção, b) passe de peito, c) passe de ombro, d) passe por cima, e) passe por baixo, f) passe de assistente, g) recepção e, h) passe a uma mão, i) lançamento na passada, j) lançamento parado, k) lançamento de penalidade, l) lançamento rápido, e m) trabalho de recepção, n) ressalto, o) posicionamento defensivo e p) movimentação defensiva.
in CREF online