AERÓBICA
NÍVEL INTRODUÇÃO
O aluno:
1 - Coopera com os companheiros, incentiva e apoia a sua participação na actividade, apresentando sugestões de aperfeiçoamento, e considerando, por seu lado, as propostas que lhe são dirigidas.
2 – Em situação de acompanhamento do professor no" estilo livre", com ambiente musical adequado, de acordo com unidades musicais constituídas por 32 tempos:
3 - Desloca-se percorrendo todas as direcções e sentidos considerados, no ritmo e sequência dos apoios correspondentes à marcação e combinando os seguintes Passos Básicos:
3.1 - Marcha ("march"), com recepção do pé no solo, do terço anterior para o calcanhar.
3.2 - Corrida ("jogging"), com impulsão num pé e recepção no outro realizadas pelo terço anterior.
3.3. - Passo e Toque ("step-touch"), tocando com o pé da perna livre na parte interior do pé da perna de apoio ou próximo desta, e suas variações dentro do mesmo padrão de movimento.
3.4 - Elevação do Joelho ("knee lift"), com os pés em contacto total com o solo na passagem de um apoio para outro e com a perna que se eleva a realizar um ângulo igual ou superior a 90º, e suas variações dentro do mesmo padrão de movimento.
3.5 - Passo Cruzado ("grapevine"), colocando a perna que cruza atrás da perna de liderança.
3.6 - Passo em V ("v step"), realizando os dois primeiros apoios a iniciar pelo calcanhar e a terminar em apoio total e os dois últimos apoios a iniciar pelo terço anterior e a terminar em apoio total, e suas variações dentro do mesmo padrão de movimento.
4 - Em situação de acompanhamento do professor no "estilo coreografado", utilizando métodos simples de montagem coreográfica simétrica, em sequências formadas por 32 e 64 tempos musicais:
4.1 - Desloca-se percorrendo todas as direcções e sentidos considerados, no ritmo e sequência dos apoios correspondentes à marcação e combinando os passos básicos anteriormente descritos ou variantes destes com o mesmo grau de dificuldade.
5 - Prepara e apresenta em pequenos grupos, na turma, uma sequência coreográfica de acordo com a música escolhida e respeitando o "princípio da perna pronta", integrando os passos e combinações exercitadas, com coordenação, fluidez de movimentos e sintonia.
NÍVEL ELEMENTAR
O aluno:
1 - Coopera com os companheiros, incentiva e apoia a sua participação na actividade, apresentando sugestões de aperfeiçoamento, e considerando, por seu lado, as propostas que lhe são dirigidas.
2 - Analisa a sua acção e as dos companheiros, nos diferentes tipos de situação, apreciando as qualidades e caracteristicas do movimento.
3 - Em situação de acompanhamento do professor no" estilo coreografado", utilizando métodos simples de montagem coreográfica simétrica, com ambiente musical adequado, integra sem dificuldade os elementos de variação que acrescentem intensidade/complexidade à coreografia, nomeadamente: Variações de ritmo; Combinações de acções que envolvam braços; Aumento do número de habilidades em cada sequência coreográfica; Mudanças de direcção e sentido:
3.1. – Desloca-se percorrendo todas as direcções e sentidos considerados, no ritmo e sequência dos apoios correspondentes à marcação e combinando os passos básicos anteriormente aprendidos e ainda os seguintes:
3.1.1. – Balanços ("balance"), transpondo o peso do corpo alternadamente sobre os apoios com a perna livre em extensão e não perdendo o contacto com o solo.
3.1.2. – Agachamento ("squat"), acompanhando o joelho a direcção da ponta do pé, até sensivelmente 90º.
3.1.3. – Mambo, realizando os movimentos com estilo "arredondado e sensual".
3.1.4. – Chassé, realizando três movimentos em dois tempos musicais com a perna de liderança a movimentar-se nos tempos e a outra perna no contra-tempo.
3.1.5. – Chuto ("kick"), à frente, ao lado e atrás, com o peso do corpo sobre o pé de apoio que está em contacto com o solo e alinhado com o joelho.
3.1.6. – Scoop, realizando o salto na vertical, com impulsão da perna de liderança, ao mesmo tempo que junta a outra perna.
3.1.7. – Ponei, realizando três movimentos de alto impacto em dois tempos musicais com a perna de liderança a movimentar-se nos tempos e a outra perna no contra-tempo (semelhante ao "passo de vira").
3.1.8. – Tesouras ("skip"), com movimento contrário dos membros inferiores durante a fase aérea.
3.1.9. – Twist, transpondo o peso do corpo alternadamente do terço anterior de ambos os pés para os calcanhares.
3.1.10. – Slide, com o outro membro inferior a deslizar no solo para junto da perna de liderança, em completa extensão.
4 - Prepara e apresenta com expressividade, na turma, uma coreografia de acordo com a música escolhida e respeitando o "princípio da perna pronta", integrando os passos e combinações exercitadas, com coordenação, fluidez de movimentos e sintonia.
NÍVEL AVANÇADO
O aluno:
1 – Coopera com os companheiros, incentiva e apoia a sua participação na actividade, apresentando sugestões de aperfeiçoamento, e considerando, por seu lado, as propostas que lhe são dirigidas.
2 – Analisa a sua acção e as dos companheiros, nos diferentes tipos de situação, apreciando as qualidades e características do movimento.
3 - Em situação de acompanhamento do professor no" estilo coreografado", com ambiente musical adequado, , integra sem dificuldade outros elementos de variação que acrescentem intensidade/complexidade à coreografia, nomeadamente: Variações de Estilo (Latino, Funk, etc.) e Velocidade da música, e executa:
3.1. – Passos básicos e suas progressões
3.2. - Variantes mais complexas das combinações aprendidas
3.3. – Transições, utilizando os vários elementos de ligação
4 – Apresenta à escola ou comunidade, uma coreografia no estilo musical escolhido pelo próprio, respeitando os seguintes critérios de apreciação:
- originalidade da interpretação;
- realização correcta e esteticamente rica dos passos aprendidos e incluídos na coreografia;
- capacidade de comunicação;
- harmonia de todos os elementos da coreografia (tema, música, intérpretes, combinações de passos).