2.12.10

REGULAMENTO
1. Local e data de realização
a. O evento realizar-se-á no pavilhão da ESSA, nos três campos transversais de Voleibol, nos dias 15 e 16 de Dezembro (quarta-feira e quinta-feira), entre as 9:00 horas e as 18:00 horas.
2.
Inscrições:
a. Podem inscrever-se todos os alunos matriculados na Escola Secundária de Santo André - todos os elementos da equipa devem pertencer à mesma turma - utilizando para isso a ficha de inscrição disponível no gabinete do departamento de Educação Física e Desporto ou aqui
b. Aceitam-se inscrições até às 16 horas do dia 13 de Dezembro (segunda-feira).
3. Escalões:
a. Masculino: Equipa constituída por rapazes, podendo incluir raparigas (ou seja as equipas mistas terão de competir no escalão Masculino);
b. Feminino:Equipa constituída exclusivamente por raparigas;
4. Constituição da equipa
a. Cada equipa será constituída por seis jogadores da turma um dos quais será capitão de equipa ;
b. Cada jogador só pode representar uma equipa durante o torneio;
c. Para cada jogo uma equipa poderá apresentar-se com o máximo de seis jogadores e o mínimo de cinco (se durante o jogo a equipa ficar reduzida a menos de 4 jogadores, o jogo termina e será atribuída vitória por 2:0 à equipa adversária).
d. Alteração de constituição da equipa: não pode haver alterações de última hora.
e. Substituições: Todos os jogadores têm de jogar. Podem proceder-se a substituições cada vez que a equipa ganha o serviço, entrando do banco para a “1” e sai o jogador da “2”;
5. Esquema do torneio:
a. 1º fase de grupos – As equipas jogarão todos contra todos, apurando as duas primeiras classificadas de cada grupo.
b. 2º fase a eliminar – Os apurados da fase de grupos disputam as eliminatórias e as finais.
c. Quando numero de equipas não for o suficiente para passar à fase de eliminatórias, pode recorrer-se à repescagem com base nos melhores terceiros classificados.
6. Pontuação:
a. Os jogos são disputados “à melhor de três”
b. Os dois primeiros sets terão uma pontuação limite de 15 pontos;
c. Na eventualidade de se disputar o terceiro set, este terá um limite de 11 pontos;
d. Em caso de empate no final de cada set, o jogo continuará ate que se atinja uma diferença de 2 pontos entre as duas equipas (até ao limite de 20 pontos, a partir de onde basta 1 ponto de vantagem) para que se defina a equipa vencedora;
e. Por participação cada equipa ganha um ponto;
f. Por cada set ganho é atribuído mais um ponto:
g. A classificação na fase de grupos resulta da ordenação decrescente do número de pontos obtidos;
h. As situações de empate pontual serão decididas a favor da equipa que obtenha o melhor quociente pontos marcados/pontos sofridos nos sets disputados nessa fase
7. Prémios:
a. Serão atribuídos prémios às 3 primeiras equipas classificadas de cada escalão;
8. Arbitragem:
a. Os jogos serão arbitrados por três árbitros, 1º árbitro principal que estará num plano elevado para melhor visualizar o jogo, 2º árbitro estará no lado oposto do campo para auxiliar o árbitro principal, e o 3º árbitro fará a mesa.
9. Disciplina:
a. É punível com exclusão ou expulsão do jogador o uso de linguagem grosseira ou agressiva;
b. Actos de vandalismo, indisciplina ou agressão, a pessoas ou bens, serão punidos com a expulsão do jogador e/ou a desqualificação da equipa, (além de outras medidas disciplinares);
10. Instalações e segurança:
a. Os balneários só vão funcionar para trocar de roupa, não sendo permitido deixar no balneário vestuário nem valores (a roupa deve ficar a cargo do proprietário podendo ser levada em sacos para junto do recinto de jogo);
b. Não é permitido comer nos balneários nem na galeria;
c. A organização deste torneio não se responsabiliza pelo desaparecimento de qualquer objecto dos praticantes ou espectadores.
11. Disposições finais:
a. Todas as ocorrências não contempladas neste regulamento, serão resolvidas pelos professores responsáveis.